quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

A Escola Cristã de Contagem - Horário Integral e Berçário




A Escola Cristã de Contagem - Horário Integral e Berçário- norteia sua ação pedagógica a partir de uma proposta de valores, de homem e de sociedade que busca construir, com base em uma perspectiva cristã, desenvolvendo uma sólida formação de princípios morais.



Integral. Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos. Um grande desafio, mas que já começa a tomar forma.
O Programa Mais Educação, do MEC, por exemplo, trabalha neste sentido desde 2008, promovendo a ampliação de tempos, espaços e oportunidades educativas, de modo que a tarefa de educar seja dividida com os pais e a comunidade.

Pais e filhos ganham muito em qualidade de vida ao optar pelo período integral. Nós não podemos mais fechar os olhos para as famílias em que pai e mãe trabalham o dia todo. Para eles, existe uma melhora na convivência familiar.
Iniciamos em 2012 o horário integral em nossa Escola. Durante o período da manhã os alunos fazem as atividades de casa sob orientação de uma coordenadora e de professores, além de participarem de atividades lúdicas e recreativas. 
Nossos objetivos são:
  1. Manter os alunos com atividades, no instante em que os pais estão buscando o sustento da família no mundo do trabalho;
  2. Educar os alunos para o pleno exercício da cidadania, orientando-os para a vida; através dos Princípios Bíblicos;
  3. Criar hábitos de estudos, aprofundando os conteúdos vivenciados em sala de aula;
  4. Vincular as atividades pedagógicas às rotinas diárias de alimentação, higiene, recreação e estudos complementares;
  5. Orientar, com auxílio de profissional competente, da importância de cultivar bons hábitos alimentares e de higiene.


Em 2013 iremos oferecer à nossa comunidade o Berçário (com bebês a partir de 06 meses de idade) que contará com uma supervisora, professoras e auxiliares devidamente capacitadas para atender aos seus filhos.
O Berçário  é um local de guarda e assistência, que atende crianças até 1 ano de idade. Essa turma tem um papel fundamental no processo de autoconhecimento, na construção da identidade e da autonomia, pois nos primeiros anos de vida os estímulos cognitivos e afetivos são chaves para a formação de interconexões sinápticas e redes neurais; e os primeiros anos de vida constituem uma etapa critica para a formação de autopistas cerebrais.
Nossos objetivos são:

1. Orientação para o desenvolvimento integral.
2. Criação de um clima de afeto.
3. Ênfase no descobrimento, na exploração, no jogo e na arte.
4. Utilização de experiências significativas.
5. Trabalho nas áreas de desenvolvimento.
6. Ambientes variados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário